Licenciatura em Música realiza live

A Licenciatura em Música realizou, no dia 08/05/2023, a live “Escrita Acadêmica em Trabalhos Científicos”, com a palestra da musicista, pesquisadora, professora e escritora Profa. Dra. Sonia Ray.

A live, direcionada aos alunos de “Pesquisa em Educação Musical II”, disciplina ministrada pelo prof. dr. Aurélio Nogueira, também alcançou outros estudantes do curso, pois foi transmitida pelo canal do YouTube da Unead e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ea1eSfVcHvg.

A Profa. Sonia iniciou falando da importância da redação acadêmica para ela, diante da importância do tema a pesquisadora está escrevendo um livro sobre a temática que também possui um módulo em curso elaborado por ela, sobre “Escrita Acadêmica em Trabalhos Científicos”, que está disponível na Plataforma Hotmart.

O encontro teve como base o terceiro Módulo do curso, que se chama “Escrita Acadêmica” e é um tema de relevância para a disciplina “Pesquisa em Educação Musical II”. Para a docente, “Os princípios da redação acadêmica são a base de tudo. O que acontece é que em algumas áreas a gente escreve com menos ou mais formalidade, mas sempre partindo de um fundamento.”

A professora destacou também que um dos maiores problemas na redação é que muitas pessoas acreditam que é mais importante responder a uma pergunta ao invés de compreender o texto, visto que o processo de escrita está presente nas ações de registrar com clareza o conhecimento obtido ou em discussão, justificar opiniões apresentadas com fontes confiáveis, oferecer conteúdo que seja compreendido e aceito pela academia e gerar instrumentos de divulgação do conhecimento adquirido.

Durante a live, a musicista falou também sobre as diferenças entre escrita formal e informal, a importância da leitura e da escrita acadêmica e os conceitos e as técnicas de escrita acadêmica que podem ser utilizadas para manter o texto claro e compreensível. No final do encontro, os professores responderam às perguntas dos discentes.

Texto de Autoria de Ilana Sodré.