ENADE 2021: UNEB MOBILIZA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA PARTICIPAR DO EXAME

A comunidade acadêmica da UNEB já começou a se mobilizar para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2021.

Devido à pandemia da Covid-19, a organização do exame adiou a realização da prova, que seria aplicada em 2020, para este ano.

Serão avaliados os cursos de graduação correspondentes à área de conhecimento em Ciência da Computação e áreas afins, bem como as Licenciaturas.

Na UNEB, serão avaliados aproximadamente 90 cursos oferecidos em vários campi pela instituição.

Participação dos estudantes

A participação no exame é fundamental para que o estudante possa colar grau e receber o seu diploma regularmente. Além disso, qualifica o seu curso e valoriza a sua formação.

Para participar, os discentes devem realizar cadastro no site Sistema Enade. Antes de preencher o cadastro, o estudante deverá criar uma senha de acesso ao sistema, no endereço sso.acesso.gov.br, que deverá ser memorizada ou anotada em local seguro. O cadastro deverá ser realizado até o dia 13 de novembro.

A partir do dia 30 de agosto, o estudante deverá responder ao questionário eletrônico, disponibilizado também no Sistema Enade. Após responder, poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante, indicando o local onde o exame será realizado.

A prova do Enade 2021 está prevista para ser aplicada no dia 14 de novembro.

Colaboração dos coordenadores de colegiados

Os coordenadores de colegiados dos cursos têm papel importante no processo de avaliação da universidade no Enade 2021.

Cabe ao coordenador realizar as inscrições dos estudantes ingressantes e concluintes do seu curso. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Enade até o dia 8 de agosto, conforme regras do edital do exame.

A mobilização dos coordenadores de colegiados pode estimular a participação dos discentes, contribuindo para assegurar um bom desempenho da universidade no exame.

Boletim Enade 2021

Para orientar a participação da UNEB no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, a gestão universitária está disponibilizando a nova edição do Boletim Enade.

Elaborada pelas Secretarias Especial de Avaliação Institucional (Seavi) e Geral de Cursos (SGC) da universidade, pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), a publicação traz informações detalhadas sobre o exame, a exemplo do cronograma de atividades, cursos participantes e os atuais indicadores de avaliação dos cursos, entre outros dados relevantes.

Estudantes, professores e gestores da instituição devem consultar o material informativo.

O Enade é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

.

Acesse o edital do Enade 2021