UNEAD divulga I Semana de Educação Inclusiva
A Coordenação da Licenciatura em Educação Inclusiva da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), juntamente ao corpo docente e equipe técnica da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) promovem o I Seminário de Educação Inclusiva.
A I SEPI tratará da inclusão sob diferentes olhares é um evento de curricularização de extensão que acontecerá no componente curricular ‘Fundamentos Teóricos e Práticos da Ação Pedagógica I em articulação com os demais componentes do curso de Licenciatura em Educação Inclusiva.
O evento tem o objetivo de discutir a Educação Inclusiva em uma primeira aproximação com os polos que fazem parte deste Curso de Licenciatura.
Nesta primeira versão estaremos trazendo uma visão caleidoscópica da Inclusão na Bahia através de uma discussão inicial com a professora Marlene Cardoso, Coordenadora da Educação Especial do Estado da Bahia. Além de trazermos também a discussão sobre inclusão de cada município-polo com representação da cidade, bem como atividades artísticas.
O profissional formado pelo Curso de Licenciatura em Educação Inclusiva atuará diretamente na docência junto a alunos público alvo da Educação Especial na perspectiva Inclusiva nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Superior.
O egresso do curso estará apto para atuar no atendimento educacional especializado em suas diferentes modalidades, a saber: sala de recurso multifuncionais, classe regular oferecendo suporte ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, classes hospitalares e atendimento domiciliar.
Espera-se que o graduado compreenda que o campo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva é uma área em permanente evolução, conhecendo sua história, filosofias, princípios e teorias, embasados em evidências científicas, além das legislações e demais aspectos das políticas sob diferentes perspectivas, viabilizando o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, tanto na escola quanto na sociedade.