Novembro Azul – precisamos falar também sobre os jovens

Se o papo é sobre saúde integral masculina, precisamos falar também sobre os jovens. Concorda? Você já parou para pensar por que é incomum que adolescentes do sexo masculino, exceto quando doentes, frequentem o médico?

Diferente do que ocorre com as meninas, os meninos usualmente não possuem marcos que indiquem que é o momento de uma visita rotineira ou preventiva. E os impactos são preocupantes: uma pesquisa realizada em 2020, também pela SBU, mostra que 44% dos jovens não usam preservativo na 1ª relação sexual e que 35% raramente usa camisinha.

Nesse cenário, já registramos um aumento de 65% das taxas de infecção por HIV entre jovens de 15 a 19 anos (de 2009 a 2019), de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS do Ministério da Saúde. Portanto, além de tentarmos ser referência para essa galera, é importante a troca de ideia e o incentivo ao cuidado e à atenção à saúde desde cedo. A visita ao médico é importante! Seja para orientação e/ou prevenção de doenças e de atitudes de risco, como uso de substâncias ilícitas ou alteração psicológica importante.

#unebpelasaude#novembroazul#saudedohomem#saudedojovem#saudemasculina

#PraCegoVer#PraTodosVerem

Card quadrado com fundo azul. A imagem possui a foto de um homem pardo, com barba e cabelos parcialmente grisalhos, com o braço flexionado e a mão espalmada, para apresentação do texto de conscientização. Ao lado da foto, o texto: Novembro Azul e, logo abaixo, o mote da campanha 2021: Faça o que digo, faça o que faço: cuide-se! Na parte inferior, aparece o brasão da UNEB na cor branca.